Ministra relaciona baixa adesão à vacina da dengue com negacionismo

Ministra da Saúde anuncia plano B para evitar desperdício de doses de vacina contra a dengue

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou nesta terça-feira (16) que um plano B está em curso para evitar o desperdício de doses da vacina contra a dengue, que estão prestes a vencer no final de abril. Diante da pressão por estratégias eficazes, a ministra explicou que a solução encontrada é a redistribuição das doses para 154 novos municípios, como forma de potencializar a imunização da população.

Elenco de municípios selecionados

Segundo Nísia Trindade, a escolha dos 154 novos municípios foi realizada com base em critérios técnicos estabelecidos pelo comitê assessor do programa de imunização. A ministra ressaltou que a decisão foi pactuada com os estados e municípios, afirmando que se trata de um processo coletivo e não uma determinação unilateral por parte do Ministério da Saúde.

Redistribuição em andamento

A ministra enfatizou que o processo de redistribuição das doses já está em andamento. Porém, ressaltou a importância da conscientização da população em relação à importância da vacinação. Nísia Trindade lamentou a postura de negacionismo em relação às vacinas, destacando que a imunização é fundamental para proteger as pessoas contra doenças graves como a dengue.

A ministra participou de uma reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, onde reforçou a necessidade de apoio e engajamento da sociedade para garantir que as doses de vacina não sejam desperdiçadas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok