Aeroporto de Guarulhos: 291 imigrantes retidos na área restrita

Situação de Imigrantes Retidos em Aeroporto preocupa autoridades brasileiras

Centenas de imigrantes, a maioria proveniente da Índia, estão atualmente retidos em uma área restrita do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (12) pelo Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, que convocou uma reunião emergencial com diversas entidades para debater a situação.

Crise Humanitária no Aeroporto

Essa área restrita é designada para estrangeiros que ainda não foram admitidos no país oficialmente por estarem sem visto ou documentos. É onde eles aguardam o processo de refúgio ou repatriação para seus países de origem. O MPF descreveu essa situação como uma nova crise humanitária no aeroporto, lembrando que recentemente houve um grande influxo de pessoas do Afeganistão e Vietnã.

Desafios enfrentados pelos Imigrantes

Segundo relatos do próprio MPF, aproximadamente 400 imigrantes estiveram na área de imigração nesta terça-feira, sem conseguir entrar no país. A maioria é de indianos, mas também inclui cidadãos de outros países como Nepal. As autoridades brasileiras ainda não têm confirmação dos motivos que levaram esses imigrantes a escolherem o Brasil como destino. Dentre as dificuldades enfrentadas, estão falhas no Sistema Nacional de Processamento de Pedidos de Refúgio (Sisconare).

Intervenção do Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que está trabalhando para resolver as instabilidades no Sisconare, que estão impactando no processo de admissão dos imigrantes. Na quarta-feira, havia 291 imigrantes retidos na área restrita, a maioria dos quais deseja solicitar refúgio e terá seus processos acelerados nos próximos dias.

Situação Complexa

De acordo com Letícia Carvalho, da Missão Paz, a situação dos imigrantes no aeroporto é complexa e tem sido observada em outras partes do mundo. No Brasil, a instabilidade no Sisconare tem agravado a situação, tornando o cenário ainda mais desafiador.

Notificação e Posicionamento

A prefeitura de Guarulhos informou que o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante não foi notificado oficialmente sobre a situação dos indianos. A Agência Brasil procurou a Acnur e a concessionária do aeroporto para mais informações sobre o caso, mas ainda aguarda um posicionamento.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok