Ucrânia relata grande ataque russo

Rússia lança ataque maciço contra a Ucrânia

A Rússia lançou neste domingo (17/11) um ataque maciço de mísseis e drones em toda a Ucrânia que alvejou várias cidades – incluindo Kiev e Odessa – e atingiu a infraestrutura de energia do país.

Força Aérea ucraniana intercepta mísseis e drones

A Força Aérea ucraniana informou que os sistemas de defesa aérea interceptaram 102 mísseis e 40 drones e que as forças russas lançaram contra a Ucrânia um total de 120 mísseis de vários tipos, incluindo hipersônicos, e 90 drones.

Presidente ucraniano relata danos e interrupções de energia

“Nossas defesas aéreas destruíram mais de 140 alvos aéreos”, informou no Telegram o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. Ele destacou danos a edifícios causados pelos impactos e destroços que caíram, além de interrupções de energia em certas áreas.

Resposta de Putin a telefonemas

O ministro do Exterior ucraniano, Andrii Sybiha, chamou os bombardeios de “um dos maiores ataques” lançados por Moscou como resposta do presidente russo, Vladimir Putin, a todas as pessoas que ligaram para ele e o visitaram recentemente.

Diálogo entre Alemanha e Rússia

O chanceler alemão Olaf Scholz conversou com Putin pedindo o fim da guerra e retirada de tropas, enquanto o Kremlin insiste em negociações em seus termos. O telefonema foi criticado pela oposição alemã e pelo governo ucraniano.

Rússia confirma ataque

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou o ataque maciço a instalações de infraestrutura militar e energética em toda a Ucrânia, atingindo aeródromos militares e instalações de produção de gás e energia.

Explosões e edifícios incendiados

Dois edifícios residenciais em Kiev pegaram fogo, enquanto explosões foram registradas em várias cidades. A energia foi desligada como medida de precaução. A operadora de energia ucraniana DTEK relatou danos graves a usinas de energia térmica.

Ataques a Mykolaiv

Duas mulheres morreram e seis pessoas ficaram feridas, incluindo crianças, por um ataque de drones em Mykolaiv. A cidade portuária tem sido alvo frequente de ataques russos, com recente ataque causando a morte de cinco pessoas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok