Ucrânia afirma destruição de ponte estratégica na Rússia
A Ucrânia afirmou neste domingo (18) ter destruído uma segunda ponte estratégica na região russa de Kursk, onde suas tropas conduzem uma ofensiva há 12 dias, enquanto o Exército russo assegura que continua seu avanço em direção à cidade de Pokrovsk, importante para a logística das tropas de Kiev.
Incursão ucraniana na região de Kursk surpreende Moscou
Em 6 de agosto, o Exército ucraniano atacou a região fronteiriça de Kursk, tomando o controle, segundo Kiev, de 82 localidades e 1.150 quilômetros quadrados de território, em uma incursão que surpreendeu Moscou e que, pela primeira vez de forma maciça e prolongada, transferiu os confrontos para o território russo.
Avanço progressivo do Exército ucraniano
Nos últimos dias, o Exército ucraniano consolidou suas posições nesta região russa, avançando progressivamente “exatamente como planejado”, assegurou o presidente Volodimir Zelensky.
Moscou repeliu ataques ucranianos com reforços
Moscou reiterou neste domingo que está “repelindo” os ataques ucranianos graças ao envio de reforços e causando baixas significativas ao seu adversário.
Ucrânia busca pressionar a Rússia para negociar
Ainda restam muitas perguntas sobre as intenções ucranianas a curto e médio prazos. As autoridades de Kiev afirmam que o objetivo da ofensiva não é “ocupar” parte do território russo, mas pressionar o exército inimigo e forçar Moscou a negociar “de forma justa”, enquanto a Rússia ainda ocupa cerca de 20% da Ucrânia.
Comandante da força aérea celebra destruição de ponte
No domingo, o comandante da força aérea, Mikola Oleschuk, celebrou a destruição de uma segunda ponte importante para o Exército russo, dois dias depois de uma reivindicação semelhante.
Combates no Donbass continuam intensos
Embora a ofensiva ucraniana na região de Kursk atraia muita atenção, a maioria dos combates continua se desenrolando na região do Donbass, onde as tropas russas têm vantagem sobre forças numericamente inferiores.
Ataque a depósito de petróleo na região de Rostov
Na noite de sábado, a Ucrânia atacou com drones um depósito de petróleo na região de Rostov, no sul da Rússia, causando um incêndio.
Vídeos publicados nas redes sociais mostravam fumaça negra e chamas no local, que armazenava petróleo e produtos derivados necessários para o Exército russo.
Avanço russo na cidade de Sviridonivka
No domingo, a Rússia reivindicou o controle de uma nova localidade, Sviridonivka, a cerca de 15 km da cidade de Pokrovsk, de importância logística para o Exército ucraniano.
Este avanço rápido é um sinal de que a pressão russa continua intensa no front leste.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok