Starlink se recusa a bloquear acesso ao Twitter no Brasil
A Starlink comunicou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que não irá bloquear o acesso à rede social X, antigo Twitter, em território brasileiro. Essa decisão vai de encontro à determinação da agência de proibir a plataforma no país.
De acordo com o G1, a empresa informou que não cumprirá a determinação até que o ministro Alexandre de Moraes desbloqueie as contas da companhia, que estão congeladas como parte da punição ao X e como garantia de pagamento de multas, pois pertencem ao mesmo dono, o bilionário Elon Musk.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico
A operadora ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Caso decida manter o Twitter disponível para os assinantes, ela estará sujeita a multas por descumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), atual responsável pelo caso.
Com dois anos de operação no país, a Starlink é líder no segmento de internet via satélite, contando com aproximadamente 200 mil usuários. Sua popularidade se deve à possibilidade de oferecer sinal em praticamente qualquer ponto do Brasil, especialmente em cidades pequenas e locais remotos onde as operadoras tradicionais não estão presentes.
O bloqueio do Twitter no Brasil
A rede social Twitter começou a ser bloqueada no Brasil na madrugada do último sábado (31), por determinação de Moraes. A Anatel notificou as operadoras, que realizaram o bloqueio, sendo também proibido o uso de VPN para acessar o site ou aplicativo do Twitter sob risco de multa.
O bloqueio se deu devido à falta de nomeação de um novo representante da empresa no Brasil, além de multas pela falta de cooperação em seguir as determinações judiciais. Moraes solicitou a suspensão de perfis investigados em inquéritos do STF, bem como informações sobre o acesso dessas contas.
Elon Musk acusou o ministro de promover censura e chegou a pedir o impeachment, publicando memes que provocavam o magistrado. A decisão de seguir as novas determinações ou permanecer bloqueado no país ainda não foi informada pelo Twitter.
Até o momento, alternativas como Threads e Bluesky têm sido adotadas pelos usuários que não podem mais acessar a rede social.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok