ALE-RR aprova leis de conscientização e combate ao tabagismo
A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) aprovou recentemente leis voltadas para conscientização e combate ao tabagismo no Estado. A aprovação das medidas visa combater um grave problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas em todo o país.
Tabagismo: um problema de saúde pública
O tabagismo é considerado um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e respiratórias. Estima-se que existam cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes em um cigarro, o que torna o hábito de fumar extremamente prejudicial à saúde.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente no Brasil, no dia 29 de agosto, com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo e incentivar a busca por hábitos mais saudáveis.
Leis aprovadas pela ALE-RR
Entre as leis aprovadas pela Assembleia Legislativa de Roraima, estão medidas que visam a proibição do fumo em locais públicos fechados, a restrição da publicidade de produtos derivados do tabaco e a ampliação do acesso a programas de tratamento para dependentes de nicotina.
Além disso, as novas leis preveem a inclusão de conteúdos sobre os malefícios do tabagismo no currículo escolar, com o intuito de conscientizar desde cedo os jovens sobre os riscos associados ao consumo de cigarros.
Conscientização e prevenção
A aprovação das leis de conscientização e combate ao tabagismo pela ALE-RR representa um importante passo na luta contra uma das principais causas de morte evitável em todo o mundo. É fundamental que a sociedade esteja engajada nesse processo de conscientização e prevenção, buscando promover uma vida mais saudável e livre dos malefícios do tabaco.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok