Partido Republicano garante controle do Senado dos Estados Unidos
O Partido Republicano conquistou o controle do Senado dos Estados Unidos com vitórias em Virgínia Ocidental e Ohio na noite dessa terça-feira (5), garantindo que a legenda de Donald Trump terá a maioria de pelo menos uma Casa do Congresso no próximo ano.
Resultados importantes para os republicanos
Além das vitórias cruciais no Senado, os republicanos também obtiveram ganhos importantes na batalha para manter o controle da Câmara dos Deputados. Os resultados de terça-feira garantiram que os republicanos poderão ajudar Trump, caso confirmada a vitória dele, a nomear juízes conservadores e outros funcionários do governo.
Projeções nos estados-chave
O republicano Jim Justice foi projetado para ganhar uma vaga no Senado pela Virgínia Ocidental logo após o fechamento das urnas, assumindo a cadeira anteriormente ocupada por Joe Manchin, um democrata que se tornou independente. Em Ohio, o republicano Bernie Moreno foi projetado para derrotar o democrata Sherrod Brown, que buscava a reeleição.
As duas vitórias estabeleceram que os republicanos terão maioria de pelo menos 51 a 49 no Senado, com a possibilidade de novos ganhos à medida que os resultados de outras disputas competitivas se concretizarem.
Expectativas para o futuro
Os republicanos têm a chance de ampliar ainda mais a maioria no Senado se vencerem em Montana, onde o democrata Jon Tester enfrenta dura batalha pela reeleição, e prevalecerem em vários estados competitivos do meio-oeste. Analistas afirmam que os democratas poderiam facilmente conquistar cadeiras suficientes para ganhar o controle da Câmara, embora não haja sinais de uma “onda”, semelhante a 2018 ou 2010, que resultaria em mudança decisiva no poder.
Com pelo menos 200 assentos seguros para cada partido, o lado vencedor provavelmente terminará com maioria estreita que pode dificultar o governo.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok