STJ nega pedido de liberdade para empresário envolvido em acidente fatal
A 5.ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta terça-feira, 7, o pedido de liberdade do empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, o motorista do Porsche que se envolveu no acidente que resultou na morte do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana. Apesar disso, os ministros acataram a solicitação da defesa para que Andrade Filho seja transferido para a Penitenciária de Tremembé.
Transferência para Penitenciária de Tremembé
Indiciado por homicídio doloso, lesão corporal e fuga do local de acidente, Fernando se apresentou à Polícia na segunda-feira, 6, após três dias foragido. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, ele deu entrada no Centro de Detenção Provisória II de Guarulhos às 19h05 desta terça-feira.
Complexo prisional de Tremembé
Condenados em casos de grande repercussão costumam ser encaminhados à Penitenciária de Tremembé devido à sua fama e ao risco de estarem em presídios considerados “comuns”. O complexo prisional de Tremembé, apesar de não ser de segurança máxima, é considerado um modelo para outras unidades.
Histórico e estrutura da Penitenciária de Tremembé
A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, conhecida como Tremembé II, está localizada no município de Tremembé, no Vale do Paraíba, a 160 quilômetros de São Paulo. Inaugurada em 1955, o local possui uma área de 8,4 mil metros quadrados, capacidade para 348 pessoas em regime fechado e conta com 287 internos. Além disso, a ala de progressão destinada ao regime semiaberto tem capacidade para 188 presos, enquanto a área de “prisões civis” comporta 48 pessoas.
Criminosos famosos em Tremembé
O complexo prisional de Tremembé já abrigou diversos criminosos conhecidos, como Suzane von Richthofen, os irmãos Cravinhos, Anna Carolina Jatobá, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga, Gil Rugai, entre outros. O local também recebeu ex-atletas, como Robinho e Edinho, filho de Pelé, por diferentes crimes.
Relembre o caso do acidente fatal
O acidente ocorreu na madrugada do domingo de Páscoa, 31 de março, na Avenida Salim Farah Maluf, em São Paulo. Fernando Sastre de Andrade Filho dirigia o Porsche que colidiu a 156 km/h na traseira do Sandero do motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, que veio a falecer. Os policiais permitiram que o empresário deixasse o local e ele se apresentou à polícia quase 40 horas após o acidente.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok