MEC solicita feedback das universidades e define critérios para banca de cotas

MEC promove seminário sobre políticas de cotas raciais em universidades

O Ministério da Educação (MEC) está organizando um seminário nos dias 7 e 8 de agosto em Brasília com o objetivo de conhecer e analisar as experiências adotadas pelas universidades em relação à adequação de candidatos às políticas de cotas raciais. O evento visa estimular diálogos sobre o tema e identificar mecanismos que possam dar eficácia para “ações afirmativas na modalidade de reserva de vagas”.

Objetivos do Seminário

O secretário substituto da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Cleber Santos Vieira, explicou que além de conhecer as experiências já em prática, a proposta é discutir a possibilidade de uniformizar a forma de operacionalizar as comissões de heteroidentificação.

Dinâmica do Evento

No primeiro momento do seminário, serão apresentados estudos que mapearam o funcionamento das comissões nas universidades e as expectativas da comunidade acadêmica composta por pró-reitores de graduação e de ensino. Segundo Vieira, o evento é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas instituições, com o intuito de propor encaminhamentos e documentos orientadores para o trabalho das bancas de heteroidentificação.

O secretário destacou que a iniciativa visa respeitar a autonomia das instituições de ensino que já possuem mecanismos para efetivar a política de cotas, buscando alcançar padrões de atuação que respeitem a diversidade de operacionalização das comissões.

“Hoje, a operacionalização das bancas e comissões são diversas. Pretende-se alcançar padrões, sempre respeitando a autonomia das instituições federais de educação. O seminário é uma iniciativa do MEC para valorizar e respeitar esse histórico”, reiterou Vieira.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok