Presidente da França, Emmanuel Macron, chega ao Brasil para visita oficial
Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou nesta terça-feira (26) em Belém, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante sua estadia no país, Macron e Lula cumprirão uma extensa agenda bilateral abordando temas como meio ambiente, defesa, reforma dos organismos multilaterais, entre outros.
Visita a Belém
Macron seguirá no Brasil até quinta-feira (28) e visitará ainda as cidades de Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília. A embaixadora Maria Luísa Escorel, secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, destacou a importância da relação entre Brasil e França durante uma conversa com jornalistas na última semana.
Em Belém, os presidentes se encontraram por volta das 15h30 nesta terça e seguiram, em um barco da Marinha, para a Ilha do Combu, na margem sul do Rio Guamá. Lá acompanharam a produção artesanal e sustentável de cacau em uma região de floresta, onde puderam discutir a complexidade da questão amazônica e alternativas de desenvolvimento econômico sustentável.
Agenda no Rio de Janeiro
De Belém, Lula e Macron seguiram para o Rio de Janeiro, onde pernoitaram. Na quarta-feira (27), eles partiram de helicóptero do Forte de Copacabana para o município de Itaguaí (RJ), inaugurando o terceiro submarino construído no Complexo Naval da Marinha. Além da continuidade do programa de submarinos, os presidentes discutiram programas de produção de helicópteros militares e energia nuclear de uso civil.
Reunião e jantar em São Paulo
Após a agenda no Rio, Lula retornou a Brasília e Macron seguiu para São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França na sede da Fiesp. O encontro contou com a presença de cerca de 50 empresários franceses e abordou o fluxo comercial entre os países. Na sequência, Macron participou de um jantar com artistas e personalidades da cultura brasileira, incluindo Chico Buarque.
Visita de Estado em Brasília
Em Brasília, Macron encontrou Lula no Palácio do Planalto, discutindo temas bilaterais e globais, além de culturais em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. Cerca de 30 atos foram assinados pelos presidentes em diversas áreas, com destaque para a cooperação em instituições multilaterais e a situação em países como Ucrânia, Gaza, Venezuela e Haiti.
Acordo Mercosul-UE
Um tema delicado entre os países, as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia não foi abordado durante a visita de Macron. A embaixadora Maria Luísa Escorel ressaltou o foco nas convergências e na relação estratégica bilateral entre Brasil e França durante esta visita.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok