Problema ambiental em Bali: ilha paradisíaca enfrenta maré de resíduos plásticos
Desafios ambientais na Indonésia
A paradisíaca ilha indonésia de Bali enfrenta uma maré de resíduos plásticos, um problema que ocorre todos os anos provocado pelas chuvas de monção e que causa espanto entre os turistas. A Indonésia enfrenta um grande problema de poluição do mar e é um dos países que mais emite resíduos marinhos.
Impacto na zona turística de Kuta
Na semana passada, a praia de Kedonganan, na zona turística de Kuta, foi tomada por garrafas, copos e embalagens, arrastadas das cidades indonésias pelos ventos das monções e as chuvas. A visão provoca indignação entre os turistas, setor fundamental para a economia de Bali.
Mobilização para limpeza
Quase 300 funcionários e seis escavadoras foram mobilizados para limpar a praia com a ajuda de uma ONG local. O diretor da agência local de proteção ao meio ambiente apela para a conscientização: “Peço a todos os indonesios que não joguem lixo em terrenos baldios, em penhascos e rios porque o lixo acabará no mar e chegará às nossas belas praias”, afirmou Anak Agung Dalem.
Fenômeno anual e compromissos para o futuro
Todos os anos, as chuvas torrenciais arrastam montanhas de resíduos plásticos das cidades e rios da Indonésia em direção ao oceano. Alguns objetos viajam por centenas de quilômetros e acabam nas praias de Bali. A Indonésia se comprometeu a reduzir os resíduos plásticos no mar em 70% até 2025, apesar das frustrações dos turistas.
Os moradores da ilha, apesar da preocupação com a questão do lixo, acreditam que a beleza de Bali, que atrai milhões de visitantes todos os anos, prevalecerá. “Se o lixo for retirado, este lugar ficará mais bonito de se ver e mais pessoas viajarão para cá”, disse um morador local.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok