Juventude debatem prioridades para desenvolvimento global

Cinco jovens brasileiros representarão o país no Y20 para debater propostas globais

Cinco jovens brasileiros foram selecionados para representar o Brasil no Y20 (Youth20), fórum que reúne jovens de todo o mundo para discutir e construir propostas que serão apresentadas à cúpula do G20, que este ano é presidida pelo Brasil. O grupo terá a oportunidade de participar ativamente do processo decisório internacional.

Y20: Promovendo o protagonismo da juventude

O Y20 visa fortalecer o protagonismo das juventudes nos espaços de tomada de decisão do G20 e do mundo. Marcus Barão, chair do Y20 e presidente do Conselho Nacional da Juventude, destaca a importância desse evento para a participação social e representatividade da juventude em âmbito global.

Representantes brasileiros no Y20

Os brasileiros Philippe Diogo da Silva, Mahryan Rodrigues, Leandro Corrêa, Daniela Costa e Guilherme Manços se juntarão a jovens de outros países no Y20 Pré Summit, que ocorre em Belém do Pará. Durante o encontro, os representantes trabalharão na elaboração do Communiqué, documento que reúne reivindicações e propostas da juventude para o desenvolvimento econômico e social global.

Temas prioritários em debate

Cada representante tratará de um dos temas prioritários definidos pela presidência do Y20, que incluem combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, inovação e futuro do mundo do trabalho, entre outros. O objetivo é construir propostas efetivas e representativas para serem apresentadas à cúpula do G20.

Preparação e desafios

Os representantes passam por capacitações e treinamentos para atuar de forma efetiva no processo decisório. Philippe Silva destaca o desafio de construir consenso e propor soluções para temas complexos, como mudanças climáticas e inclusão social.

O papel do Y20 na agenda internacional

Com debates presenciais em Belém, o Y20 reforça seu compromisso com a agenda global, especialmente relacionada a temas ambientais. A escolha da cidade para sediar os encontros reflete a importância da região amazônica no equilíbrio ambiental e no desenvolvimento sustentável.

O futuro da juventude nos fóruns globais

Philippe Silva ressalta que a participação no Y20 é uma oportunidade de capacitação para os jovens atuarem em grandes fóruns globais no futuro, garantindo voz, participação e qualidade de vida para as gerações futuras.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok