Helena Lima sugere aumento de limite anual para MEI e contratação de dois funcionários.

Projeto de lei propõe aumento do limite de receita anual para MEI

A deputada Helena Lima apresentou um projeto de lei que visa aumentar o limite de receita anual para os microempreendedores individuais (MEI). Atualmente, esse limite é de R$ 81 mil, no entanto, a proposta da parlamentar é elevar esse valor para R$ 120 mil. A iniciativa pretende beneficiar uma parcela significativa de empreendedores que têm encontrado dificuldades em manter seus negócios dentro do limite atual.

Ampliação de oportunidades para os microempreendedores

Com as alterações propostas por Helena Lima, os MEIs teriam a possibilidade de faturar mais sem a necessidade de migrar para outros regimes tributários mais complexos. Além disso, a medida tem como objetivo proporcionar melhores condições para o desenvolvimento dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo no país como um todo.

Contratação de até dois empregados

Outra proposta do projeto de lei apresentado pela deputada é a permissão para os MEIs contratarem até dois empregados, expandindo, assim, as possibilidades de geração de empregos e renda. Atualmente, os microempreendedores individuais só podem contratar um funcionário, limitando o crescimento e a expansão de seus negócios.

Essa medida visa incentivar a formalização do trabalho e a regularização das contratações, contribuindo para a profissionalização dos empreendimentos e para a melhoria das condições de trabalho dos colaboradores. Além disso, a contratação de mais de um empregado pode impulsionar o crescimento dos negócios e aumentar a produtividade no segmento.

A proposta de aumento do limite de receita anual para MEI e a autorização para contratação de até dois empregados ainda precisam ser discutidas e aprovadas no Congresso Nacional. No entanto, caso sejam efetivadas, essas medidas podem representar um avanço significativo para a categoria dos microempreendedores individuais no Brasil.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok