Haddad debaterá transição ecológica e reforma do G20 na França

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foca em transição ecológica e reforma do G20 em viagem à França

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca neste domingo (30) para uma viagem à França com o objetivo de priorizar a transição ecológica e a reforma do G20, que é composto pelas 19 maiores economias do planeta, além da União Europeia e União Africana. A viagem tem previsão de retorno a Brasília na quarta-feira (2).

Diálogo econômico entre Brasil e França em destaque

A principal missão de Haddad é restaurar o diálogo econômico entre o Brasil e a França, com foco nos ministérios da área, além de preparar a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará ao país em junho. De acordo com informações do Ministério da Fazenda, as discussões econômicas se concentram em diversos eixos, tais como reformas econômicas, cooperação multilateral, transformações ecológicas e complementaridade entre setores econômicos nos dois países.

Reformas econômicas e investimento estrangeiro

Em relação às reformas econômicas, Haddad pretende apresentar ao governo e empresários franceses as oportunidades de investimento estrangeiro no Brasil trazidas pela reforma tributária, que foi regulamentada no ano passado e terá implementação gradual a partir de 2026.

Além disso, o ministro irá abordar o Plano de Transformação Ecológica, apresentando ao ministro da Economia francês, Éric Lombard, a experiência brasileira em integrar o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente à política econômica. Destaques na área ambiental incluem o Mecanismo de Financiamento das Florestas Tropicais (TFFF) e a integração do mercado global de créditos de carbono, iniciativas que buscam arrecadar fundos para investimentos em florestas tropicais e regulamentação do comércio de emissões de gases de efeito estufa.

Agenda de compromissos em Paris

Na segunda-feira (31), Haddad participará de uma conferência na universidade Sciences Po, em Paris, para discutir uma avaliação dos dez anos do Acordo de Paris. O evento será moderado por especialistas como o filósofo ambiental Pierre Charbonnier e a economista Laurence Tubiana, negociadora-chefe do acordo.

Já na terça-feira (1º), Haddad terá uma reunião bilateral com o ministro Éric Lombard, seguida de almoço com empresários franceses e discurso na cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil–França. O retorno do ministro está previsto para a madrugada de quarta-feira, quando chegará a Brasília.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok