Equipes brasileiras não se enfrentam na fase inicial da Libertadores

Pela primeira vez em uma década, times brasileiros escapam de confrontos na primeira fase da Libertadores

O sorteio das chaves da Copa Libertadores da América aconteceu na sede da Conmebol, em Assunção (Paraguai), na noite de segunda-feira (18). Para a alegria dos clubes do Brasil, pela primeira vez em 10 anos, nenhum time brasileiro terá que enfrentar outro na fase de grupos do torneio.

Os representantes brasileiros na competição

O país será representado por sete equipes, sendo três delas do Rio de Janeiro. O atual campeão Fluminense caiu no Grupo A, ao lado de Cerro Porteño (Paraguai), Alianza Lima (Peru) e Colo-Colo (Chile). A tabela detalhada com datas, horários e locais das seis rodadas da primeira fase serão anunciadas em breve pela Conmebol, com previsão de início dos jogos na primeira semana de abril.

1710881379 819 ebc

Os representantes brasileiros na competição

Tricampeão da Libertadores, o São Paulo está na chave B, ao lado de Barcelona (Equador), Talleres (Argentina) – time que eliminou o Tricolor na Pré-Libertadores de 20219 – e Cobresal (Chile). Já o Grêmio caiu no Grupo C, que conta com o Estudiantes (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Huachipato (Chile).

Voltando à competição

Após sete anos, o Botafogo retorna à fase principal da Libertadores e está no Grupo D com LDU (Equador), Universitario (Peru) e Junior Barranquilla (Colômbia). O Flamengo, tricampeão das Américas, enfrentará o Bolívar (Bolívia), o Millionarios (Colômbia) e o Palestino (Chile) no Grupo E, enquanto o Palmeiras está no Grupo F ao lado de Independiente Del Valle (Equador), San Lorenzo (Argentina) e San Lorenzo (Argentina).

Formato da disputa e premiação

Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final da Libertadores, enquanto o terceiro colocado disputará a Copa Sul-Americana. O campeão da Libertadores de 2024 receberá uma premiação recorde de US$ 33,05 milhões. A final está marcada para 20 de novembro, no Monumental de Núñes, em Buenos Aires (Argentina).

O resumo da tabela de grupos:

Grupo G

Atlético-MG, Peñarol (Uruguai), Rosário Central (Argentina) e Caracas (Venezuela).

Grupo H

River Plate (Argentina), Libertad (Paraguai), Deportivo Táchira (Venezuela) e Nacional (Uruguai).

Com a expectativa para mais uma edição emocionante da Libertadores, os times brasileiros entram em campo em busca do tão sonhado título continental.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok