Impacto positivo das ações de conservação ambiental é comprovado por estudo global
Um estudo recente analisou o impacto das ações de conservação ambiental em escala global e apontou que iniciativas como criação de áreas protegidas, controle de espécies e restauração da vegetação nativa são eficazes para melhorar a biodiversidade e desacelerar o desequilíbrio de ecossistemas. O estudo, intitulado “The positive impact of conservation action” foi lançado no Brasil neste sábado (18) por um dos autores, o pesquisador Martin Harper, da rede global Birdlife Internacional
Análise e conclusões do estudo
Os resultados foram obtidos a partir da análise de 186 pesquisas e 665 ensaios realizados em diferentes regiões do mundo, abrangendo um período de 100 anos de investigações científicas sobre a conservação da biodiversidade. De acordo com o estudo, mais de 50% das pesquisas analisadas comprovaram a efetividade das ações de conservação, contribuindo para desacelerar o declínio da biodiversidade, como a perda de espécies da flora e fauna.
O estudo também evidenciou que as ações de conservação são eficazes em diversas localizações geográficas, biomas e sistemas políticos, ressaltando a importância de tais iniciativas para a manutenção dos ecossistemas em escala global.
Impacto das ações na construção de políticas públicas
O pesquisador Martin Harper destacou que os resultados do estudo buscam contribuir com evidências científicas que possam orientar a construção de políticas públicas e legislações em diferentes países. Ele ressaltou a importância de traduzir os compromissos descritos no Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal em estratégias nacionais e planos de ação apoiados por financiamento adequado.
Desafios e insuficiência de ações
Apesar do impacto positivo das ações de conservação, o estudo também apontou para o declínio contínuo da biodiversidade, corroborando com dados de outros estudos que indicam a existência de milhares de espécies em risco de extinção. O volume de ações de conservação ainda é insuficiente para manter os serviços ecossistêmicos equilibrados, conforme ressaltou o pesquisador Martin Harper.
O diretor executivo da Save Brasil, Pedro Develey, enfatizou que países com elevada biodiversidade, como o Brasil, sofrem com o impacto negativo da insuficiência de ações de conservação. Ele destacou a urgência de investimentos adicionais em pesquisa e na implementação de medidas eficazes de conservação ambiental.
Recomendações para o Brasil
As pesquisas brasileiras utilizadas no estudo também apontaram a efetividade da destinação de terras públicas para a criação de unidades de conservação e territórios indígenas na Amazônia. Pedro Develey ressaltou a importância de efetivar medidas como a destinação adequada de terras públicas, a regularização fundiária em áreas privadas e um maior controle sobre o manejo dos biomas no Brasil, enfatizando a relevância da conservação ambiental para a sociedade como um todo.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok