Congressistas debatem ataques à democracia no Brasil e EUA

Parlamentares brasileiros discutem ataques à democracia nos EUA

Uma comitiva de parlamentares brasileiros liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) está nos Estados Unidos (EUA) para discutir com congressistas locais os ataques à democracia nos dois países. A comitiva também se reuniu com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Comitiva e investigação da CPMI

Segundo Eliziane, relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, há muita similaridade nas agressões ao Estado Democrático de Direito no Brasil e nos EUA. Além da senadora, integram a comitiva o senador Humberto Costa e os deputados Pastor Henrique Vieira, Rogério Correia, Jandira Feghali e Rafael Brito.

A comissão pediu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais 60 pessoas, entre militares de alta patente, por tentativa de golpe de Estado.

Reuniões com parlamentares americanos

Os congressistas brasileiros vão se reunir esta semana com parlamentares americanos considerados “amigos do Brasil”, como Ocasio-Cortez, Bernie Sanders, Susan Wild, Jim McGovern, Kamlager-Dove, Castro, Cori Bush e Chuy Garcia. Também está previsto um encontro com o democrata Jamie Raskin e outros membros da CPI do Capitólio.

Criação de frente internacional

O objetivo da comitiva é criar uma frente internacional contra tentativas de desestabilização da democracia. Segundo Jandira Feghali, é urgente formar uma frente parlamentar internacional para garantir a manutenção dos valores humanistas e democráticos diante de eleições estratégicas em diversos países.

Visita a Washington

A visita a Washington foi organizada pelo Instituto Vladimir Herzog com o objetivo de trocar experiências sobre a invasão do Capitólio e das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Rogério Sottili, diretor executivo do instituto, destacou que a viagem visa promover a democracia e os direitos humanos, fortalecendo laços com parlamentares americanos.

Reunião com a OEA

A comitiva se reuniu com secretário da Comissão de Segurança Multidimensional da OEA, Ivan Marques, e com representantes da CIDH. Eliziane propôs a criação, no âmbito da OEA, de um espaço permanente de combate a crimes contra a democracia. Sottili destacou a preocupação da OEA com a segurança das democracias nas Américas.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok