Chuvas no Espírito Santo causam 19 mortes

Chuvas no Espírito Santo: mais duas mortes confirmadas em Mimoso do Sul

As fortes chuvas que atingem o sul do estado do Espírito Santo desde o último sábado (23) deixaram um rastro de destruição, resultando em mais duas mortes confirmadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Com isso, o total de óbitos chega a 19, sendo 17 na cidade de Mimoso do Sul, cortada pelo Rio Muqui do Sul, onde seis pessoas ainda estão desaparecidas, e outras duas mortes em Apiacá.

Impactos da chuva

Em Mimoso do Sul, as ruas continuam alagadas e a população está sem abastecimento de água potável. Diante da situação de emergência, o governo do estado iniciou uma campanha para arrecadação e envio de água mineral, cestas básicas e itens de higiene pessoal para os municípios atingidos pelas chuvas.

Estima-se que cerca de 7.287 pessoas estejam desalojadas e 411 desabrigadas nos municípios de Apiacá, Mimoso do Sul, Vargem Alta e Bom Jesus do Norte, que foram os mais impactados pelo temporal.

Medidas do governo

O governador Renato Casagrande decretou situação de emergência em treze municípios desde sábado (23), visando agilizar ações de socorro e assistência às vítimas das enchentes.

Interdições nas estradas

A BR-482 segue interditada entre os quilômetros 35 e 42, nos trechos que ligam os municípios de Alegre a Guaçuí. Além disso, as rodovias estaduais ES-393 e ES-297 também apresentam pontos de interdição, dificultando a locomoção na região afetada pelas chuvas.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil permanece em estado de alerta, prevendo fortes chuvas na região sul do estado até terça-feira (26), o que aumenta os riscos de deslizamentos de encostas nas áreas urbanas e quedas de barreiras às margens das rodovias.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok