Cármen Lúcia defende maior participação de eleitores acima de 70 anos

Cármen Lúcia defende aumento da participação de eleitores maiores de 70 anos nas eleições de 2026

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a importância do aumento da participação de eleitores com mais de 70 anos nas eleições de 2026, em que o voto nessa faixa etária é facultativo. A ministra fez essa declaração durante a apresentação do relatório final de avaliação das eleições municipais de outubro, onde foram reveladas as principais causas do aumento da abstenção no segundo turno do pleito deste ano, que atingiu cerca de 29,26% do eleitorado.

Participação dos idosos

Cármen Lúcia ressaltou que menos de 50% dos eleitores com mais de 70 anos compareceram para votar, o que evidencia a necessidade de campanhas que incentivem a participação efetiva dos idosos no processo eleitoral. A ministra destacou a importância de combater preconceitos, como o etarismo, que muitas vezes excluem os idosos do debate eleitoral.

“Isso joga luz sobre os preconceitos que nós temos no Brasil, como o etarismo, em que a pessoa com mais de 70 anos não é convidada a votar com afinco, como fazemos com o eleitorado jovem. Nós temos depoimentos de eleitores que chegam para votar, a despeito das nossas campanhas de providências para acessibilidade, e são destratados nas filas”, afirmou a ministra.

Impacto das mudanças no Dia do Servidor Público

Cármen Lúcia também mencionou que as modificações nas comemorações do Dia do Servidor Público, que ocorre em 28 de outubro, podem ter influenciado no aumento da abstenção eleitoral. Além disso, a facilidade para justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título foi apontada como um fator que contribuiu para a diminuição do comparecimento dos eleitores.

“Por questões de política, que podem interferir, e interferem, no resultado das eleições, isso fica a cargo de cada município resolver para quando vai flexibilizar. Se quer que se esvazie, ele passa para segunda ou para sexta naquele fim de semana que vai ter a eleição. Isso é feito para propiciar que a pessoa que vai para a serra ou para a praia não volte para votar”, completou a presidente do TSE.

Diplomação dos candidatos eleitos

Os candidatos eleitos no pleito municipal de outubro devem ser diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até o dia 19 deste mês. As cerimônias de posse estão previstas para 1° de janeiro de 2025.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok