Aumenta número de pré-candidatos LGBTI+ municipais

Programa Voto Com Orgulho registra 150 pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta semana pela Aliança Nacional LGBTI+, cadastrou 150 pré-candidaturas em todo o país, sendo 132 de pessoas LGBTI+ e 18 de pessoas ligadas à causa. Dos 150 pré-candidatos, 147 são para vereadores e três para prefeito.

Cadastre-se e participe

O diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho, Cláudio Nascimento, informou nesta quarta-feira à Agência Brasil que pessoas que pretendem concorrer à vereança e à prefeitura nessas eleições podem se cadastrar no Programa Voto Com Orgulho, existente desde 2016. “Não temos preferência por nenhum partido, porque é um trabalho não governamental, e entende que cada um se organiza do jeito que achar melhor”.

Crescimento das candidaturas

O diretor da Aliança Nacional LGBTI+ celebrou o resultado da primeira parcial do programa este ano, tendo em vista que, em abril de 2020, o número de pré-candidaturas não chegava a 30. Cláudio Nascimento ressaltou a importância da representatividade da comunidade LGBTI+ na disputa eleitoral e a necessidade de ter aliados nas câmaras municipais.

Nova parcial deverá ser divulgada a cada uma ou duas semanas, disse Nascimento. Os resultados finais devem sair até julho. As convenções dos partidos serão realizadas entre junho e agosto, quando serão confirmadas as candidaturas, dando visibilidade ao movimento.

Concentração geográfica e partidária

O boletim parcial revela que a maior concentração de pré-candidaturas LGBTI+ está nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. São Paulo lidera com 34 pré-candidatos, seguido de Rio de Janeiro e Paraná. No que diz respeito à filiação partidária, há representantes em diversos partidos, com destaque para PT, PSOL e PDT.

Demais dados

Das pré-candidaturas cadastradas, a maioria se identifica como de esquerda, sendo do PT, PSOL e PDT. Além disso, 52,7% dos pré-candidatos são pessoas negras, o que representa um avanço na diversidade social e política nesse cenário. Quanto à identidade de gênero e sexual, há uma distribuição variada e representativa, com um número significativo de pessoas LGBTQI+ e aliadas engajadas nas eleições municipais.

Programa Voto Com Orgulho

O Programa Voto Com Orgulho é coordenado pela Aliança Nacional LGBTI+ em parceria com outras entidades e conta com o apoio institucional de diversos grupos em prol da diversidade e inclusão. As candidaturas LGBTI+ são incentivadas e apoiadas, visando a representatividade e a luta pelos direitos da comunidade.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok