Alison “Mamute” anuncia despedida no RJ ao final da temporada

Alison Cerutti, o Mamute, anuncia sua despedida das quadras de areia

O campeão olímpico de vôlei de praia nas Olimpíadas Rio 2016 e medalhista de prata em Londres 2012, Alison Cerutti, popularmente conhecido como Mamute, anunciou nesta quinta-feira (24) que se despedirá das competições no final da temporada. Aos 39 anos, o atleta capixaba escolheu a praia de Copacabana, local emblemático de suas conquistas, para encerrar sua carreira de 20 anos.

Decisão marcante

Em um vídeo publicado em sua conta no Instagram, Alison compartilhou a importância de Copacabana em sua trajetória esportiva: “É um lugar muito especial para mim. Copacabana é o ‘Maracanã’ do vôlei de praia. Em Copacabana eu disputei alguns dos campeonatos mais importantes da minha carreira, em Copacabana conquistamos a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Mas ainda falta muito, quero fazer bons campeonatos, aproveitar ao máximo esse tempo que ainda tenho como profissional”.

Conquistas e legado

O primeiro pódio olímpico de Alison foi a prata em Londres 2012, ao lado de Emanuel. Já em 2016, nas Olimpíadas do Rio, ele subiu ao lugar mais alto do pódio ao lado de Bruno Schmidt. Além das conquistas olímpicas, o capixaba possui em sua coleção títulos como o bicampeonato mundial (2011 e 2015) e o tricampeonato no circuito mundial (2011, 2015 e 2016), somando também vitórias no Circuito Brasileiro.

Agradecimentos e reconhecimentos

Em suas palavras de despedida, Alison expressou gratidão por todas as experiências vividas ao longo de sua carreira: “Sou realizado não só pelas conquistas, mas pelas amizades, experiências e aprendizados. Agradeço à minha família, amigos, técnicos, parceiros, à CBV, ao COB, aos patrocinadores e fãs. Obrigado por me ajudarem a ser quem eu sou”. Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES), Alison iniciou sua jornada no vôlei aos 11 anos, destacando-se desde cedo no cenário esportivo.

Legado e inspiração

Inspirado pela dupla Ricardo e Emanuel, campeões olímpicos em Atenas, Alison abraçou o vôlei de praia em 2005 e desde então acumulou mais de mil vitórias e 136 pódios em competições nacionais e internacionais. Sua última competição no Brasil antes da despedida será a etapa carioca do Circuito Brasileiro, em outubro, ao lado de Juca, da Bahia.

No último fim de semana, Alison participou da etapa de Cuiabá (MT) do Circuito Brasileiro e em breve embarcará para os Estados Unidos, onde competirá nos torneios do Circuito Americano antes de retornar ao Rio de Janeiro para seu adeus às quadras de areia. Com uma carreira repleta de conquistas e emoções, Alison Cerutti deixa um legado sólido e inspirador para o vôlei de praia brasileiro e mundial.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok