Israel ataca subúrbio de Damasco em nova ofensiva
Israel realizou um ataque no subúrbio de Mazzeh, em Damasco, nesta sexta-feira (15), de acordo com informações da agência de notícias estatal síria Sana. O bombardeio ocorreu um dia após uma série de ataques contra alvos militantes na capital síria.
Explosões próximas à capital síria
No início do dia, foram relatadas explosões nas proximidades de Damasco. A Sana afirmou que “a agressão israelense tem como alvo a área de Mazzeh em Damasco”, sem fornecer mais detalhes sobre a operação.
Alvos conhecidos
Comandantes do grupo armado Hezbollah, do Líbano, e da Guarda Revolucionária, do Irã, que têm base na Síria, são conhecidos por residir em Mazzeh, de acordo com relatos de moradores que fugiram após ataques anteriores que resultaram na morte de figuras importantes desses grupos.
Ataques anteriores e alvos
Na quinta-feira (14), quinze pessoas foram mortas em ataques israelenses a edifícios residenciais nos subúrbios de Mazzeh e Qudsaya, conforme informações da mídia estatal. Israel afirmou que os ataques visavam locais militares e a sede da Jihad Islâmica.
Ofensivas recentes
Israel tem realizado ataques contra alvos ligados ao Irã na Síria há anos, intensificando a violência desde o ataque de 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra do país contra a Faixa de Gaza.
Ataques na fronteira sírio-libanesa
Além disso, o exército israelense informou que atacou rotas de trânsito na fronteira sírio-libanesa usadas para transferir armas para o Hezbollah na quinta-feira. A mídia estatal síria também relatou a destruição de uma ponte na área de Qusayr, no sudoeste de Homs, perto da fronteira com o norte do Líbano, em decorrência de um ataque israelense.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok