Dezenas de feridos e 4 mortos em bombardeio russo a hipermercado ucraniano

Bombardeio russo atinge hipermercado na Ucrânia

Pelo menos quatro pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas neste sábado (25) devido a um bombardeio russo que atingiu um hipermercado de material de construção na cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, uma província que enfrenta uma ofensiva terrestre das tropas de Moscou há duas semanas.

Os impactos do ataque

O governador provincial, Oleg Synegubov, declarou que “infelizmente, já há quatro mortos” e “38 feridos” após duas bombas russas teleguiadas atingirem o hipermercado. Duas das vítimas “eram homens que trabalhavam no hipermercado”, afirmou em um vídeo publicado no Telegram.

Testemunhos e cenário de destruição

Uma enorme coluna de fumaça negra saía do edifício destruído, localizado na periferia nordeste da cidade, enquanto os bombeiros tentavam apagar o incêndio causado pelo bombardeio, constatou um jornalista da AFP. Segundo as autoridades, 10 mil m² estão em chamas, mas os bombeiros estão tentando controlar o fogo.

Ainda com seu uniforme, Lyubov, uma trabalhadora da limpeza no hipermercado, relatou como fugiu do edifício. “Aconteceu de repente. No início, não entendemos, tudo ficou preto e tudo começou a cair sobre nossas cabeças”, declarou.

Repercussão e investigações

Segundo a agência estatal de notícias russa TASS, que citou uma fonte de segurança, um ataque com mísseis destruiu “um depósito militar e um posto de comando” dentro da loja. Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, está situada no nordeste do país a apenas uma dúzia de quilômetros da fronteira com a Rússia e sofre bombardeios russos periódicos.

Consequências e apelos internacionais

O presidente Zelensky visitou Kharkiv na sexta-feira e se reuniu com autoridades para discutir a defesa dos arredores da região. Neste sábado, ele voltou a instar as potências ocidentais a fornecer “sistemas de defesa antiaérea suficientes” para “evitar esses ataques terroristas”. “A Rússia desferiu outro golpe brutal na nossa cidade de Kharkiv, um hipermercado de material de construção”, denunciou o presidente no Telegram.

O ataque ao hipermercado ocorre após a Rússia lançar, em 10 de maio, uma ofensiva terrestre na província de Kharkiv, durante a qual conseguiu conquistar várias localidades e forçar Kiev a enviar reforços para o setor.

Conflito na fronteira

Rússia e Ucrânia se acusaram mutuamente de ataques na zona fronteiriça neste sábado. Segundo Moscou, um bombardeio ucraniano em uma cidade na região russa de Belgorod matou duas pessoas e feriu dez. A Ucrânia afirmou, por sua vez, que a Rússia bombardeou a vila de Kupiansk-Vuzlovyi, um centro ferroviário da região de Kharkiv perto da fronteira, ferindo cinco pessoas, anunciou o escritório do procurador regional em um comunicado.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok