Brasil conquista bronze no judô por equipes na Olimpíada de Paris

Brasil conquista oitava medalha nas Olimpíadas de Paris-2024

O Brasil conquistou a oitava medalha nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 neste sábado. O judô brasileiro venceu a Itália por 4 a 3 e ficou com o bronze na disputa por equipes mistas. Esta é a primeira medalha do País na modalidade, que estreou nos Jogos de Tóquio, em 2021. Rafaela Silva decidiu na luta de golden score.

Conquista histórica e campanha no quadro de medalhas

Com esse resultado, o Brasil chega a quatro medalhas de bronze nesta edição. Além disso, o país também possui três pratas e um ouro. Das oito medalhas conquistadas, metade foi no judô, com três bronzes e um ouro. No quadro de medalhas, o Brasil se mantém na 19ª posição.

Detalhes da conquista

A equipe brasileira foi composta por Rafael Macedo, Beatriz Souza, Leonardo Gonçalves, Rafaela Silva, Willian Lima e Ketleyn Quadros. Eles enfrentaram Christian Parlati, Asya Tavano, Gennaro Pirelli, Veronica Toniolo, Manuel Lombrado e Savita Russo, respectivamente.

O confronto iniciou com a vitória de Rafael Macedo sobre Parlati, seguido por Bia Souza, que finalizou Asya Tavano em apenas 36 segundos. Leonardo Gonçalves enfrentou Pirelli no golden score, mas acabou sendo derrotado.

Lutas decisivas e desfecho emocionante

Rafaela Silva marcou o terceiro ponto com dois waza-ari sobre Veronica Toniolo, enquanto Willian Freitas não conseguiu vencer Manuel Lombardo, levando a luta para o golden score. A disputa foi encerrada com Ketleyn Quadros, que enfrentou Savita Russo, empatando a luta e permitindo que a Itália empatasse o confronto.

No desempate, Rafaela Silva retornou ao tatame e finalizou rapidamente Veronica Toniolo com um waza-ari, garantindo a histórica medalha para o Brasil.

Caminho até a medalha

A jornada da equipe mista brasileira incluiu vitórias sobre Casaquistão e Sérvia. Contra o Casaquistão, o Brasil venceu por 4 a 2, com Ketleyn Quadros, Bia Souza, Leonardo Gonçalves e Rafaela Silva conquistando os pontos. Nas quartas, a Alemanha levou a melhor, mas o Brasil reinou na repescagem e na disputa pelo bronze contra a Sérvia.

Essa conquista representa a segunda vez que a disputa por equipes ocorre em uma Olimpíada, sendo introduzida em Tóquio. O Brasil, que foi eliminado na edição anterior, teve sua redenção em Paris, conquistando uma medalha histórica.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok