Meta atualiza termos de uso para permitir treinamento de IA com dados de usuários
Recentemente, a Meta, empresa dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, atualizou seus termos de uso para permitir o aperfeiçoamento e treinamento de sua inteligência artificial (IA) por meio de posts feitos por usuários das redes sociais.
Uso da IA pela Meta
A Meta já utiliza IA há anos em suas plataformas, como na moderação de posts que tenham nudez ou discurso de ódio. Porém, a novidade é que as informações dos usuários nas redes sociais da Meta serão usadas também para treinar um sistema de IA generativa da companhia, semelhante ao ChatGPT.
O objetivo da empresa é lançar uma assistente para conversar com os usuários no futuro próximo e para isso, deseja aprimorar essa tecnologia com dados dos usuários.
Coleta de dados e políticas de privacidade
Os planos da Meta de lançar sua nova política de privacidade na União Europeia foram adiados em resposta às críticas recebidas pela empresa ao anunciar os novos termos que permitem o uso de conteúdo público para treinar sua IA, de acordo com o TechMonitor.
Enquanto nos Estados Unidos a companhia já incorpora dados públicos de contas de usuários em sua IA desde o ano passado, no Brasil, com a Lei Geral de Proteção de Dados, não está claro se a Meta já começou a coletar esses dados. Um formulário de oposição ao uso de dados públicos foi disponibilizado em maio.
Tipos de mídia utilizados no treinamento da IA
A Meta detalhou os tipos de mídia utilizados no treinamento da IA. A empresa ressaltou que não utiliza conteúdo de mensagens privadas para treinar suas IA, focando em posts, fotos, legendas e outras informações públicas.
Segundo o Wall Street Journal, a empresa usa dados de usuários para identificar padrões de linguagem e geografia, sem vincular análises à identidade pessoal do usuário. A IA visa identificar padrões e não associar fotos ou vídeos a indivíduos específicos.
Recusa de uso de dados para treinamento da IA
A Meta oferece aos usuários o direito de recusar o uso de suas informações para treinar a IA. Os usuários podem acessar as configurações de privacidade no Instagram ou Facebook para oposição do uso de dados para esse fim.
Uma vez preenchido o formulário de recusa, as informações do usuário serão retiradas da base de treinamento da IA. O link para preenchimento do formulário está disponível nas políticas de privacidade das redes sociais.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok