
YouTube agora exige que criadores indiquem uso de inteligência artificial em vídeos
O YouTube anunciou uma nova política em que os criadores de conteúdo deverão indicar quando utilizarem inteligência artificial (IA) em seus vídeos. Para facilitar a identificação do uso de IA, a plataforma incluiu um novo campo no fluxo de publicação da ferramenta Creator Studio, onde os usuários deverão informar se o vídeo possui conteúdo modificado com IA logo na primeira página.
A plataforma explicou que é necessário informar quando o conteúdo é modificado ou sintetizado de forma que pareça real, incluindo sons e visuais realistas feitos com IA ou outras ferramentas. Ao concordar que há conteúdo modificado, o vídeo será identificado com um selo especial para que os espectadores saibam que o material foi produzido digitalmente e pode conter cenas realistas feitas por computador.
É importante ressaltar que cenas produzidas digitalmente que não buscam ser realistas não precisam ser identificadas, bem como não é necessário informar à plataforma se o conteúdo foi produzido com auxílio de ferramentas generativas no processo de edição.
Mudança nas políticas foi anunciada em novembro
A mudança nas políticas do YouTube foi anunciada em novembro de 2023 como parte de um conjunto de alterações voltadas para o controle de conteúdo produzido por IA. A plataforma planeja punições para criadores que insistentemente ignorarem a identificação do conteúdo gerado por IA, podendo até mesmo identificar por conta própria quando um vídeo contém trechos gerados por computador.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok