Yahoo adquire Artifact, app de curadoria de notícias com IA

Yahoo adquire aplicativo Artifact impulsionado por inteligência artificial

O Yahoo anunciou nesta terça-feira (2) a compra do Artifact, um aplicativo que utiliza inteligência artificial (IA) para sugerir notícias aos usuários. Desenvolvido por Mike Krieger e Kevin Systrom, cofundadores do Instagram, a plataforma foi lançada no início de 2023, e o valor da transação não foi divulgado.

Tecnologia de personalização baseada em IA integrada aos serviços do Yahoo

Com essa aquisição, a tecnologia de personalização de conteúdo baseada em IA será integrada aos serviços do Yahoo, incluindo o app Yahoo News. A intenção da empresa é utilizar essa ferramenta para recomendar notícias selecionadas para os usuários em todo o mundo.

O Artifact utiliza IA para analisar os interesses dos usuários, resultando em um feed customizado que mantém o internauta conectado às suas preferências. Além disso, o aplicativo conta com funcionalidades que facilitam o acesso às principais notícias, o compartilhamento de links e evita a propagação de clickbaits.

Criadores do app atuarão como conselheiros especiais no Yahoo

A aquisição do Artifact envolve exclusivamente a tecnologia por trás do aplicativo, ou seja, a equipe original não será contratada pela nova proprietária. No entanto, tanto Mike Krieger quanto Kevin Systrom atuarão como “conselheiros especiais” no Yahoo, pelo menos inicialmente.

Em janeiro, os cofundadores do serviço haviam anunciado o encerramento do Artifact, mencionando a dificuldade de manter o investimento no projeto, apesar do sucesso entre os usuários. A partir da aquisição pelo Yahoo, a situação muda, e Systrom comemorou a oportunidade de continuar a conectar pessoas a fontes confiáveis de notícias e informações.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok