Rede social X testa nova função de privacidade
A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, está em fase de testes de uma nova função de privacidade que promete mudar a forma como os usuários lidam com conteúdos externos. A novidade permite ao usuário regular se outras pessoas podem ou não postar links nas respostas a uma publicação.
Funcionamento da novidade
Essa nova função, conforme descoberta pelo desenvolvedor Nima Owji, pode ser ativada antes de uma postagem, com a marcação de uma caixa. Assim como o usuário já determina quem ele não segue ou mencionou na conversa pode comentar, será possível escolher também se qualquer conta será capaz de enviar endereços para outros sites.
O diretor sênior de Engenharia de Segurança no X, Christopher Stanley, confirmou que foi a sua equipe que criou a configuração, indicando que a empresa está investindo em novas ferramentas para ampliar a segurança e a privacidade dos usuários da plataforma.
Sem previsão de implementação definitiva
Até o momento, não há previsão ou confirmação de que essa configuração se tornará um recurso padrão no X. Além disso, também não há informações sobre quanto tempo levará para que a função seja implementada de fato para todos os usuários da rede social.
Novo recurso pode ajudar contra spam
Embora o X não tenha detalhado a função desta novidade, especula-se que ela possa ser mais uma ferramenta para combater o spam e a alta quantidade de robôs na plataforma. Desde que Elon Musk comprou a rede social, a questão das postagens automatizadas tem sido uma das principais preocupações do empresário.
Além disso, a nova configuração pode ajudar a reduzir a quantidade de publicações aproveitadoras, de pessoas que tentam promover seus trabalhos ou vaquinhas virtuais em publicações de alto engajamento.
Críticas à nova função
Por outro lado, alguns usuários já criticam a função antes mesmo de sua estreia. A preocupação está relacionada à limitação no envio de links úteis e à possibilidade de restringir argumentações para desmentir postagens falsas. Caso esses cenários se confirmem, a única forma de combater desinformação na rede seria por meio das Notas da Comunidade, que exigem a participação de outros usuários.
Receção negativa de outras mudanças
Recentemente, a plataforma X também passou a ocultar o histórico de visualização de curtidas de outros usuários, uma alteração que não foi bem recebida por parte da comunidade de usuários. Essas mudanças, somadas à nova função de privacidade em teste, indicam que a rede social está em constante evolução e busca por aprimoramentos para a experiência de seus usuários.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok