Vulcão Kanlaon entra em erupção nas Filipinas e causa evacuação de centenas de pessoas
Um vulcão denominado Kanlaon entrou em erupção na noite de segunda-feira, 3, na ilha Negros, nas Filipinas, e causou a evacuação de mais de 700 pessoas de suas casas. Segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, a nuvem de cinzas e vapor que foi expelida chegou a 5 mil metros de altura.
Evacuação em massa e ausência de vítimas até o momento
De acordo com o prefeito de Canlaon, José Chubasco Cardenas, centenas de pessoas fugiram em caminhões do governo em busca de um lugar seguro. Até o momento, nenhuma vítima foi relatada.
Vídeos mostram momento da erupção
Vídeos que mostram o momento da erupção gravados por populares foram compartilhados nas redes sociais, evidenciando a dimensão do acontecimento e o impacto na comunidade local.
Autoridades elevam alerta para nível dois
A erupção fez com que as autoridades locais elevassem o nível da alerta para dois em um sistema de alerta de cinco etapas. O prefeito Cardenas relatou à Associated Press que a explosão foi intensa, causando temor entre os moradores, que se sentiram como se estivessem em uma zona de guerra devido ao impacto das cinzas em seus telhados.
Região propensa a desastres naturais
Localizadas no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, as Filipinas são uma região propensa a terremotos, erupções vulcânicas e tufões. Com aproximadamente 20 tufões e tempestades por ano, o país do Sudeste Asiático está entre os mais vulneráveis a catástrofes naturais no mundo.