
Programa Voa Brasil: 45 mil reservas de passagens aéreas para aposentados do INSS
No decorrer de seu primeiro ano de existência, o programa Voa Brasil contabilizou aproximadamente 45 mil reservas de passagens aéreas com valores de até R$ 200 destinadas a aposentados vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os dados foram divulgados em um balanço apresentado pelo Ministério de Portos e Aeroportos nesta quinta-feira (24). A iniciativa tem como objetivo principal promover a inclusão social no cenário da aviação nacional.
Números Expressivos e Alcance Nacional
De acordo com os números apresentados pelo Ministério, a quantidade de reservas efetuadas seria suficiente para preencher mais de 344 aeronaves com os beneficiários, impactando 87 aeroportos distribuídos por todo o território brasileiro.
Em parceria com as companhias aéreas, o programa Voa Brasil propõe a disponibilização de passagens aéreas ociosas e em períodos de baixa demanda para proporcionar acesso a aposentados que não tinham realizado viagens nos últimos 12 meses. Os bilhetes podem ser adquiridos por meio do site gov.br/voabrasil.
Destinos Mais Procurados
Entre os destinos mais requisitados ao longo do período de 12 meses de funcionamento do programa estão: São Paulo (12.771 passageiros), Rio de Janeiro (3.673), Recife (3.509), Brasília (3 mil), Fortaleza (2.843), Salvador (2.601), João Pessoa (1.587), Maceió (1.507), Belo Horizonte (1.254) e Natal (1.150).
Conforme o balanço apresentado, as regiões Sudeste e Nordeste se destacaram, concentrando respectivamente 43% e 40% do total de reservas realizadas desde o início do programa. A terceira região mais procurada pelos aposentados foi o Centro-Oeste (8%), seguida pelo Sul (5%) e pelo Norte (3%).
A pasta responsável pelo programa ressaltou que foram identificados 510 trechos diferentes procurados pelos aposentados, sendo os mais movimentados aqueles entre a capital paulista e as capitais nordestinas, como Recife, Salvador, Maceió, Fortaleza e João Pessoa (ida e volta). O levantamento ainda destacou trechos de longa distância, como Porto Alegre/Recife ou São Paulo/Fernando de Noronha, com quatro horas de voo, além de trajetos mais curtos, como a Ponte Aérea Rio/São Paulo ou dentro do mesmo estado, como Salvador/Porto Seguro.
Fonte: Agência Brasil
>> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram
Movimentação nos Aeroportos Brasileiros
Além dos dados referentes ao programa Voa Brasil, a Agência Brasil também divulgou informações sobre o crescimento de 10% na movimentação nos aeroportos brasileiros em 2025. Para mais detalhes, acesse o link aqui.










