Visita de Lula ao Chile para acordos bilaterais

Presidente Lula visita o Chile em visita de Estado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou neste domingo (4) para Santiago, no Chile, onde terá uma agenda intensa durante sua visita de Estado ao país. A programação inclui uma série de compromissos políticos, participação em fórum empresarial e a assinatura de diversos acordos bilaterais.

Recepção no Palácio de La Moneda

Na manhã de segunda-feira (5), Lula será recebido no Palácio de La Moneda pelo atual presidente chileno, Gabriel Boric. O encontro terá início com uma reunião privada entre os dois líderes, seguida de uma reunião ampliada com a presença de seus respectivos gabinetes. Logo após, está prevista a assinatura de atos e a realização de uma declaração à imprensa.

Acordos bilaterais em diversas áreas

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, está prevista a assinatura de pelo menos 15 acordos bilaterais entre Brasil e Chile durante a visita de Lula. Os acordos abrangem áreas que vão desde ciência e tecnologia, defesa e direitos humanos até questões comerciais e de investimentos.

Encontros com representantes do Chile

Após o almoço, o presidente brasileiro terá encontros com os chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo chilenos. Além disso, está previsto um encontro com representantes da Latam, maior empresa chilena com operações no Brasil, e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). No final do dia, Lula participará do encerramento do Fórum Empresarial Chile-Brasil, que reunirá cerca de 500 lideranças dos setores público e privado para discutir o comércio bilateral entre os dois países.

Agenda do segundo dia de visita

No dia seguinte, Lula tem previstos encontros com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e com o ex-presidente chileno, Ricardo Lagos. Será mais um dia de intensas atividades diplomáticas e políticas para o ex-presidente brasileiro durante sua estadia no Chile.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok