Governo de São Paulo cria gabinete de crise para monitorar chuvas e ventos fortes
O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (17) que vai montar um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para acompanhar as fortes chuvas e ventos que estão sendo esperados em diversas regiões do estado paulista a partir de amanhã (18).
O governo informou também que, a partir da tarde de hoje, equipes da Defesa Civil estarão dentro do centro de operações de concessionárias de energia elétrica – entre elas a Enel – para fiscalizar o plano de contingência que essas empresas montaram para enfrentar situações de emergência.
Defesa Civil irá acompanhar de perto a atuação das empresas
“Vamos acompanhar como essas empresas estão trabalhando e entregando o serviço para a população”, disse o coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador da Defesa Civil do estado de São Paulo, em declaração à imprensa.
Pereira ressaltou a importância de garantir a eficácia das ações previstas pelas concessionárias, como a mobilização de equipes e instalação de geradores em locais estratégicos.
Reunião estratégica para monitorar riscos
O coronel Henguel Ricardo Pereira e autoridades estaduais e municipais, bem como representantes de empresas de energia elétrica, se reuniram no começo da tarde de hoje (17) para discutir as medidas preventivas diante da previsão de fortes chuvas e ventos.
Após os eventos climáticos da última sexta-feira (11), que provocaram sete mortes e deixaram milhares de consumidores sem energia, as autoridades buscam evitar novos transtornos à população.
Alerta Procon: medidas preventivas para consumidores
Diante da previsão de um novo temporal no estado de São Paulo, o Procon-SP recomenda que consumidores e comerciantes adotem medidas preventivas para evitar transtornos em relação ao abastecimento de energia.
O órgão orienta documentar dados importantes e tomar precauções adicionais para equipamentos de saúde ou sensíveis a falhas de energia.
Conclusão
O estado de São Paulo se prepara para enfrentar mais um período de chuvas intensas e ventos fortes, buscando garantir a segurança e o bem-estar da população. As medidas preventivas e a fiscalização das ações das concessionárias de energia elétrica destacam a preocupação das autoridades em minimizar os impactos desses eventos climáticos.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok