Venezuela busca suspensão de custódia do Brasil sobre embaixada Argentina

Governo da Venezuela quer suspender custódia da Embaixada da Argentina em Caracas

O governo da Venezuela está buscando suspender a custódia do Brasil sobre a Embaixada da Argentina em Caracas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil afirma que “não pode haver revogação unilateral da custódia”, mantendo-se firme em seu posicionamento.

Situação atual da custódia

De acordo com o Itamaraty, enquanto não houver a designação de outro país para representar os interesses argentinos, a situação permanece inalterada. O governo brasileiro foi notificado pelas autoridades venezuelanas, porém afirmou que continuará representando os interesses da Argentina na Venezuela até que um substituto seja nomeado.

Brasil assumiu temporariamente a representação diplomática argentina em Caracas

Há pouco mais de um mês, o Brasil assumiu temporariamente a representação diplomática argentina em Caracas, a pedido do governo argentino. Isso ocorreu após o presidente Nicolás Maduro decretar o fechamento da representação diplomática da Argentina e expulsar os diplomatas argentinos do país. Na ocasião, a bandeira do Brasil foi hasteada no lugar da bandeira argentina.

Expulsão de outras missões diplomáticas

Além da Argentina, a Venezuela também expulsou as missões diplomáticas do Chile, da Costa Rica, do Panamá, da República Dominicana e do Uruguai, em um movimento que tem gerado repercussão internacional.

Refugiados na embaixada e presença policial

Jornais de Buenos Aires relatam que seis opositores ao regime de Nicolás Maduro continuam refugiados na embaixada da Argentina, que está sitiada pela presença de agentes da Direção de Ações Estratégicas e Táticas, da Polícia Nacional Bolivariana e do Serviço Bolivariano de Inteligência. Segundo a imprensa argentina, a luz da embaixada foi cortada, mas geradores mantêm o fornecimento de energia elétrica no local.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok