Usuários brasileiros do antigo Twitter alertados sobre incidente de segurança

Usuários da rede social X recebem email sobre possível incidente de segurança

Uma série de usuários da rede social X, antigo Twitter, foram surpreendidos ao receber um email da companhia na noite da última quarta-feira (24). O comunicado alertava sobre um possível incidente de segurança que teria afetado algumas contas dos usuários, datado do início do ano de 2024, mais precisamente em junho.

O email enviado pela plataforma destacava que “sua conta X pode ter sido potencialmente afetada por um incidente de segurança ocorrido no início deste ano (junho de 2024)”. A mensagem também ressaltava a importância da privacidade dos usuários e informava que a empresa estava investigando o caso.

O problema em questão estaria relacionado a uma modificação realizada em junho deste ano na plataforma, envolvendo a ocultação das “curtidas” dos usuários na rede social. No entanto, essa transição teria causado um erro que resultou na exposição de algumas dessas curtidas publicamente por um determinado período de tempo.

O que aconteceu exatamente?

De acordo com informações obtidas, apenas usuários brasileiros relataram ter recebido o email sobre o incidente de segurança. Uma busca nas redes sociais por trechos do comunicado demonstrou que termos similares em inglês não retornaram resultados recentes relacionados à plataforma, o que ainda não foi confirmado oficialmente.

Até o momento, a empresa não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A gestão de Elon Musk, atual responsável pelo X, tem sido conhecida por não responder solicitações da imprensa, tornando mais difícil obter detalhes e esclarecimentos sobre a situação.

Visando oferecer suporte e transparência aos usuários afetados, o X disponibilizou um Formulário de Privacidade para que possam esclarecer dúvidas e expressar preocupações em relação ao incidente de segurança. Por meio do link disponibilizado na central de ajuda da plataforma, é possível fazer solicitações diretamente ao Escritório de Proteção de Dados do X.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok