Último dia para se inscrever no Prouni 2024 de graça

Inscrições para o Prouni do segundo semestre de 2024 terminam nesta sexta-feira

Os interessados em participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2024 têm até esta sexta-feira (26) para realizar suas inscrições.

Programa federal oferece bolsas de estudo em instituições privadas

O Prouni, criado em 2004, é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas.

Nesta segunda edição do programa em 2024, o Ministério da Educação disponibiliza um total de 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, e 73.531 parciais, que contemplam 50% do valor.

Site falso é retirado do ar e Ministério da Educação alerta para golpes

As inscrições para o Prouni devem ser feitas de forma online, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login e senha cadastrados no portal de serviços digitais do governo federal.

Nesta quarta-feira, o Ministério da Educação emitiu um comunicado alertando para a existência de um site falso que se passava pela página oficial do Prouni e cobrava uma taxa ilegal de R$ 100 dos inscritos. O MEC reforçou que as inscrições são gratuitas.

Os candidatos devem informar um endereço de e-mail e número de telefone válidos durante o processo de inscrição, preencher dados cadastrais pessoais e referentes ao grupo familiar e selecionar até duas opções de instituição, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, de acordo com a renda familiar mensal per capita.

Requisitos para concorrer às bolsas do Prouni

Para concorrer a uma das bolsas do Prouni, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023 e ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas, além de nota acima de zero na redação.

Além disso, é necessário cumprir os critérios socioeconômicos estabelecidos, como ter uma renda familiar per capita que não ultrapasse um salário mínimo e meio para as bolsas integrais e três salários mínimos para as bolsas parciais.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok