Ucrânia impõe cortes de luz após bombardeios russos em usinas termelétricas
A Ucrânia impôs, nesta sexta-feira (29), cortes de luz em várias regiões, depois que uma nova onda de bombardeios russos em massa danificou três usinas termelétricas do país, e solicitou mais ajuda a seus aliados ocidentais.
Ataques e Feridos
Por outro lado, um ataque com drones matou um civil e feriu um homem em Myrivska, uma localidade do oblast (província) de Dnipropetrovsk, no sul da Ucrânia, informou o governador Serhiy Lysak.
Intensificação dos ataques
Nas últimas semanas, Moscou intensificou seus ataques na Ucrânia e, em particular, contra infraestruturas energéticas, em resposta aos ataques de Kiev a regiões russas fronteiriças.
Confronto armado
Em seu boletim diário, o Exército russo confirmou que, durante a noite, atacou infraestruturas energéticas e também as “defesas antiaéreas” ucranianas com mísseis, principalmente hipersônicos, e drones.
Balanço de vítimas
No total, 10 províncias ucranianas foram alvo de bombardeios e seis pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas, afirmou o Ministério do Interior ucraniano.
Energia comprometida
O operador nacional Ukrenergo indicou que teve que cortar “até a noite” a eletricidade em três províncias por “falta de capacidade de produção” de eletricidade após o “ataque maciço” da Rússia.
Pedido de ajuda
Após os bombardeios russos, o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, enfatizou que “a Ucrânia precisa de mais sistemas de defesa antiaérea” e solicitou mais ajuda aos aliados ocidentais.
Desafios políticos
Desentendimentos políticos têm dificultado a entrega de armas e fundos para a Ucrânia, mesmo com o pedido de mais baterias de mísseis Patriot para melhorar suas defesas antiaéreas.
Desvantagem de armamento
O recém-nomeado comandante em chefe da Ucrânia alertou que a Rússia possui uma superioridade de “seis para um” em munições, colocando as forças ucranianas em situação delicada.
Situação na fronteira
Do outro lado da fronteira, um drone ucraniano causou morte e feridos em Belgorod, no leste da Rússia, agravando ainda mais a tensão entre os países vizinhos.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok