Ubes solicita passe-livre para estudantes no Enem 2024

A Ubes solicita gratuidade no transporte público para estudantes nos dias de aplicação do Enem 2024

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), entidade que representa aproximadamente 40 milhões de estudantes no Brasil, acionou os governos estaduais, prefeituras e secretarias de educação e transporte municipais para solicitar a gratuidade no transporte público para os estudantes nos dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que ocorrerão em 3 e 10 de novembro.

Participação recorde no Enem 2024

Neste ano, o Enem registrou mais de 5,07 milhões de inscritos, com 4,3 milhões de confirmados, marcando o maior número de inscrições desde 2020, quando houve o registro de 5,7 milhões de candidatos.

O objetivo da campanha de passe-livre no Enem é garantir a participação do maior número possível de jovens no exame, principalmente estudantes de baixa renda que podem enfrentar dificuldades financeiras para chegar aos locais de prova.

Igualdade no acesso ao Enem

A Ubes destaca que o acesso ao passe-livre vai além da questão do transporte, sendo uma questão de justiça social e equidade, garantindo que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades no Enem.

No ano anterior, mais de 1 milhão de estudantes usufruíram do benefício do passe-livre nos dois dias de aplicação do exame, demonstrando a importância dessa iniciativa.

Apelo aos gestores para garantir a participação dos estudantes

A última edição do Enem contou com mais de 3,9 milhões de inscritos e registrou uma taxa de abstenção de 32% nos dois dias de prova. A Ubes ressalta que muitas ausências foram ocasionadas por dificuldades socioeconômicas, sobretudo relacionadas ao deslocamento.

O presidente da Ubes, Hugo Silva, enfatizou a importância do Enem como porta de entrada para o ensino superior no Brasil e destacou a preocupação com a exclusão de estudantes devido a questões financeiras.

Medidas nos transportes

Em São Paulo, os ônibus funcionam com passe livre aos domingos desde dezembro de 2023, mediante o uso do bilhete único de mobilidade. No Distrito Federal, não haverá passe livre estudantil nas datas do Enem, mas serão disponibilizados reforços nas linhas que passam pelos locais de prova.

A prefeitura de Natal divulgou um decreto que garante a gratuidade no transporte coletivo urbano para os estudantes inscritos no Enem 2024 nos dias de aplicação das provas.

Dias de prova e áreas de conhecimento

No Enem 2024, os participantes realizarão provas em dois dias, abrangendo quatro áreas de conhecimento com um total de 180 questões objetivas.

No primeiro dia, as provas serão de Linguagens e Ciências Humanas, com redação. No segundo dia, as questões abordarão Ciências da Natureza e Matemática.

Importância do Enem

O Enem, instituído em 1998, é uma avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Além de ser utilizado como meio de ingresso em instituições de ensino superior no Brasil, as notas do Enem são empregadas em processos seletivos como o Sisu, Prouni e Fies.

O exame também é relevante para o ingresso em instituições de ensino em Portugal que possuem acordos com o Inep, garantindo acesso facilitado aos estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior naquele país.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok