Turismo no Brasil cresceu 8% em 2023, diz Fecomercio

Turismo brasileiro apresenta crescimento de 7,8% em 2023, segundo FecomercioSP

No ano passado, o turismo brasileiro teve um aumento de 7,8% e faturou cerca de R$ 189,4 bilhões, conforme dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Esse resultado representa uma consolidação da recuperação do setor, que foi duramente impactado pela pandemia do novo coronavírus.

Aumento histórico em dezembro

Em relação ao mês de dezembro, o crescimento foi de 1,1% em comparação com o mesmo período de 2022, resultando em um incremento de R$ 18,1 bilhões. Esse foi o melhor desempenho para um único mês desde o início da pandemia, em 2020.

Desempenho por segmento

O desempenho anual positivo foi impulsionado principalmente por atividades como locação de meios de transporte, que registrou uma alta de 18,3% no período. A exceção foi o segmento de viagens rodoviárias, que teve uma queda de -4% em 2023.

No mês de dezembro, o destaque ficou por conta do segmento de alojamento, que teve um crescimento de 15,7%, além do faturamento do transporte aéreo (4,4%). As agências de veículos também apresentaram uma melhoria significativa, com aumento de 10,8%, assim como o setor de alimentação, englobando restaurantes e bares, com um acréscimo de 8%. Por outro lado, o transporte rodoviário teve uma queda de 19,9% em relação a dezembro de 2022.

Estudo baseado em fontes oficiais

Os dados divulgados pela FecomercioSP foram embasados na Pesquisa Anual de Serviços, com informações atualizadas a partir da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores são corrigidos mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sendo selecionadas as atividades que possuem relação direta ou indireta com o turismo.

Preocupação com o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos

Apesar dos resultados positivos e da expectativa de melhora nas condições econômicas das famílias brasileiras, o setor turístico demonstra preocupação com o possível fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A FecomercioSP destaca a importância do programa, criado em 2021 para auxiliar o segmento de eventos, que engloba diversas atividades turísticas e teve um papel relevante nos resultados alcançados. A entidade trabalha ativamente pela manutenção do Perse, ressaltando que a medida contribuiu significativamente para a manutenção de investimentos, renegociação de dívidas e geração de novos postos de trabalho pós-pandemia.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok