TSE enviará representantes para acompanhar eleições presidenciais na Venezuela
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (17) que enviará dois representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, que estão previstas para o dia 28 deste mês.
Missão do tribunal no pleito venezuelano
Os servidores Sandra Damiani e José de Melo Cruz, especialistas em sistemas eleitorais, farão parte da missão do TSE na Venezuela. O convite para acompanhar a votação foi feito pelo Conselho Nacional Eleitoral do país sul-americano e aceito pelo TSE no início do mês.
Medida praxe do TSE
O envio de ministros ou servidores do tribunal para acompanhar eleições em países estrangeiros é uma prática comum realizada pelo TSE. Além disso, o tribunal brasileiro também recebe delegações internacionais durante as eleições municipais e presidenciais no Brasil.
Situação política na Venezuela
No pleito venezuelano, o atual presidente Nicolás Maduro buscará a reeleição. Até o momento, não há informações sobre os demais candidatos que participarão das eleições. No entanto, há denúncias de prisões de opositores às vésperas da votação e de restrições à liberdade da população, dos meios de comunicação e de observadores internacionais.
Maduro assumiu a presidência em 2013, após a morte do ex-presidente Hugo Chávez.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok