TSE agenda julgamento de recursos contra Sergio Moro

Tribunal Superior Eleitoral marca julgamento para cassação de Sergio Moro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu as datas das sessões para julgar os recursos que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato. As sessões estão marcadas para os dias 16 e 21 deste mês.

Recursos em análise

O tribunal irá analisar os recursos apresentados pelo PL e pelo PT contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, que negou a cassação do parlamentar no mês passado. Moro foi acusado pelos dois partidos de realizar gastos irregulares durante o período de pré-campanha.

Decisão do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por 5 votos a 2, absolver o senador das acusações de gastos irregulares. Os desembargadores paranaenses rejeitaram a cassação de Sergio Moro.

Acusações e defesa

De acordo com a acusação, Moro teria realizado investimentos financeiros considerados “altos” durante sua pré-campanha à Presidência da República, quando ainda era filiado ao Podemos. Os gastos, oriundos do Fundo Partidário, foram alvo de críticas do PL e do PT, que apontaram supostas irregularidades de R$ 7 milhões e R$ 21 milhões, respectivamente.

Por outro lado, os advogados de Sergio Moro rejeitaram as acusações e afirmaram que não houve irregularidades na pré-campanha do senador. Segundo o advogado Gustavo Guedes, Moro não se beneficiou dos supostos gastos excessivos na campanha eleitoral.

Desfecho aguardado

O desfecho do julgamento dos recursos será aguardado com expectativa pelo cenário político nacional. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral poderá ter impactos significativos no futuro político de Sergio Moro e nas próximas eleições.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok