Trump ameaça tarifar Rússia se Putin recusar cessar-fogo

Trump e líder da Otan anunciam plano para rearmar Ucrânia contra invasores russos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o secretário-geral da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, revelaram nesta segunda-feira (14) um plano para fornecer armamentos à Ucrânia visando sua defesa contra os invasores russos. Eles também alertaram sobre a imposição de tarifas severas caso Moscou não encerre o conflito armado.


1752514039 472 ebc

Tensões e Acordo

O anúncio dos líderes ocorreu após Donald Trump expressar frustração com o presidente russo, Vladimir Putin, devido à sua resistência em firmar um acordo para encerrar o conflito. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem solicitado repetidamente a Trump e aos líderes da Otan por mais apoio militar.

No acordo estabelecido, Trump afirmou que os Estados Unidos fornecerão armamentos que serão financiados pelos países membros da Otan. Mark Rutte destacou que uma grande quantidade de armas, incluindo mísseis, será enviada como parte de um primeiro envio de equipamentos.

O presidente americano também mencionou que o equipamento, incluindo um sistema de mísseis Patriot, será enviado em breve para a Ucrânia.

Tarifas e Sanções

Além do anúncio de reforço militar, Trump declarou que irá impor “tarifas muito severas” à Rússia caso nenhum acordo seja alcançado em 50 dias. Paralelamente, os líderes do Congresso dos EUA estão trabalhando em um pacote de sanções contra Moscou.

“Se eu fosse Vladimir Putin hoje, e você estivesse falando sobre o que está planejando fazer em 50 dias… Eu reconsideraria se não deveria levar as negociações sobre a Ucrânia mais a sério”, ressaltou Rutte durante a coletiva.

Apesar da relutância de Trump em punir a Rússia, ele saiu de uma recente conversa telefônica com Putin desapontado com a postura do líder russo, que aparenta estar disposto a prolongar o conflito armado.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok