Três navios levando ajuda humanitária chegam a Gaza amanhã

Três navios com ajuda humanitária devem chegar a Gaza nesta segunda-feira

Quase 400 toneladas de alimentos serão entregues em Faixa de Gaza

Três navios carregando quase 400 toneladas de alimentos e itens de primeira necessidade devem chegar à Faixa de Gaza na segunda-feira (01/04). As embarcações zarparam do Chipre no sábado e são organizadas por duas instituições de caridade – a World Central Kitchen, dos EUA, e a Open Arms, da Espanha. Esse esforço faz parte da abertura de um corredor marítimo humanitário entre o Chipre e o território palestino, que enfrenta dificuldades desde o início da guerra entre Israel e Hamas em outubro.

Alertas de fome extrema

A escassez de ajuda humanitária em Gaza tem gerado alertas de fome extrema no território. Com o número insuficiente de caminhões de ajuda entrando na região, países como Emirados Árabes Unidos têm buscado distribuir ajuda por via aérea. No entanto, agências da ONU e organizações internacionais ressaltam que as entregas por terra são fundamentais para suprir as necessidades da população local.

Corte Internacional de Justiça ordena ajuda

A Corte Internacional de Justiça (CIJ) determinou que Israel garanta assistência humanitária urgente em Gaza e abra mais passagens terrestres para a chegada de ajuda por meio de caminhões que levam comida, água, combustível e outros itens necessários para a população do território.

Falta de porto complica entregas

Devido à ausência de um porto em funcionamento na Faixa de Gaza, a operação de entrega por via marítima torna-se complicada. Para contornar essa questão, o governo dos Estados Unidos está construindo um novo porto flutuante, previsto para ser finalizado em meados de abril, o que facilitará o aumento do fluxo de ajuda enviada pelo corredor marítimo entre o Chipre e Gaza.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok