
Enchentes na província argentina de Buenos Aires deixam 3.000 pessoas evacuadas
Cerca de 3.000 pessoas permanecem evacuadas e as autoridades buscam três desaparecidos na província argentina de Buenos Aires após as enchentes causadas por fortes chuvas que duraram até a madrugada deste domingo (18), informou o governo da província em um comunicado.
Impacto da tempestade
A tempestade afetou a parte norte da província, bem como a cidade de Buenos Aires e sua área metropolitana, que abriga cerca de 15 milhões de habitantes.
Situação atual
“Atualmente, há 2.938 evacuados em 21 municípios”, disse um comunicado das autoridades provinciais neste domingo, acrescentando que “as forças de segurança estão procurando três pessoas: um casal que andava a cavalo na cidade de Rojas e um homem de 78 anos que estava viajando pela Rota 41 (…)”.
O número de evacuados foi menos da metade do que no sábado à noite.
“Após a tempestade da noite passada (sábado), a água está recuando em todos os setores e as pessoas estão começando a voltar para suas casas”, disse o comunicado.
Ações de emergência
Tanto o governo nacional quanto o provincial lançaram operações de emergência, enviando brigadistas, equipes técnicas, veículos de resgate e itens para os refugiados, como colchões, cobertores, roupas secas, água e alimentos, para as localidades mais afetadas.
“Esse evento é absolutamente extraordinário, é o clima, ele está mudando; chama-se mudança climática”, disse o governador Axel Kicillof à Crónica TV no sábado.
Alerta meteorológico
O governador lembrou as inundações catastróficas de 7 de março em Bahía Blanca, no sul da província, e advertiu que “há lugares inundados onde isso nunca aconteceu”.
Cindy Fernandez, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, disse à AFP que “a precipitação normal em maio é de cerca de 70 a 80 milímetros durante todo o mês”.
Por outro lado, o fenômeno climático que inundou o norte da província “foi cinco vezes maior do que o normal”.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok