
G20 Social inicia encontro preparatório no Brasil
O encontro preparatório do G20 Social teve início nesta segunda-feira (20) com o objetivo de discutir a construção de uma agenda até 2030 para combater a fome e a pobreza extrema. O evento, que irá até o dia 24, está sendo realizado em Teresina e conta com a participação de 54 delegações de países e organizações internacionais.
Foco na luta contra a fome
Na abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a importância de retirar o mapa da fome que afeta mais de 730 milhões de pessoas em todo o mundo. O objetivo é compartilhar experiências eficazes entre os países para encontrar soluções que contribuam para a erradicação da fome e da pobreza.
Documento com sugestões e contribuições
Ao término do encontro, será divulgado um documento contendo as sugestões e contribuições apresentadas durante as discussões. Esse material será entregue à delegação brasileira, que terá a responsabilidade de analisar e encaminhar as propostas ao fórum do G20.
Inclusão do tema pelo Brasil
A temática de combate à fome e à pobreza foi incluída de forma inédita pela presidência brasileira do G20. Essa iniciativa visa reverter o retrocesso no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável.
Compromisso com direitos humanos e meio ambiente
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, ressaltou a importância do debate sobre os direitos humanos e a preservação do meio ambiente no âmbito do G20. Essa é uma das iniciativas do governo brasileiro para ampliar as discussões dentro do grupo.
Cúpula Social e de Líderes
A conclusão dos trabalhos do G20 Social será apresentada durante a Cúpula Social, marcada para os dias 15, 16 e 17 de novembro. Em seguida, ocorrerá a Cúpula de Líderes do G20, nos dias 18 e 19, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos países membros e de organizações internacionais.
Calendário de eventos
Até a realização da cúpula, o governo brasileiro programou mais de 120 eventos em diversas cidades do país. O cronograma inclui reuniões técnicas, videoconferências, encontros de vice-ministros e reuniões ministeriais, totalizando uma ampla agenda de debates.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok