Temporais no Rio Grande do Sul deixam oito mortos e 21 desaparecidos
Os temporais que vêm atingindo o Rio Grande do Sul causaram oito mortes e deixaram 21 pessoas desaparecidas, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil do estado nesta quarta-feira (1º). Ao todo, 104 municípios foram afetados, com 1.431 pessoas desalojadas e 1.145 levadas para abrigos.
Prioridade no resgate de famílias ilhadas
A prioridade do governo local é o resgate de famílias ilhadas. O governador Eduardo Leite conversou com o presidente Lula e garantiu apoio federal nas ações. Eduardo Leite acompanhou pessoalmente a situação das chuvas no estado.
“Começamos o dia com a triste notícia de que já são 8 mortes causadas pelo temporal desta semana no estado. Seguimos trabalhando intensamente para localizar os desaparecidos e garantir a segurança das comunidades em áreas de risco. Infelizmente, ainda há previsão de mais chuva”, escreveu Eduardo Leite em redes sociais.
Força Aérea Brasileira atua no resgate
A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou dois helicópteros para o resgate dos atingidos pela enchente na região de Santa Maria. Em uma ação, a FAB resgatou uma família ilhada em uma casa com risco de desabamento.
Previsão de mais chuvas elevadas
Os temporais castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira e a previsão da Defesa Civil é que o volume de chuvas continue elevado até a sexta-feira. Estradas foram bloqueadas, escolas danificadas e suspenderam aulas, e há municípios com problemas no abastecimento de água, energia e telefonia.
Os vales do Caí e Taquari enfrentam situação severa, com risco de alagamentos no mesmo nível de novembro passado. Todos os rios monitorados pelas autoridades estão acima dos limites de alerta, e a preocupação se estende aos rios da região metropolitana de Porto Alegre.
Jogo da Copa do Brasil adiado
Por sugestão do governo, o jogo entre Internacional e Juventude, pela Copa do Brasil, foi adiado devido às condições meteorológicas. A partida foi transferida para 10 de maio para garantir a segurança da torcida e dos jogadores diante da situação.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok