STJ escolhe Herman Benjamin como presidente do tribunal.

Ministro Herman Benjamin é eleito presidente do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anunciou nesta terça-feira (23) a eleição do ministro Herman Benjamin para o cargo de presidente do tribunal no biênio 2024-2026. Ao seu lado, o ministro Luís Felipe Salomão assume a vice-presidência. A posse está marcada para agosto deste ano.

Substituição na liderança do STJ

Herman Benjamin e Luís Felipe Salomão ocuparão os cargos deixados pela atual presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e pelo vice-presidente, Og Fernandes, que encerram seus mandatos à frente do tribunal.

Atuação destacada na área ambiental

Natural de Catolé do Rocha (PB), Herman Benjamin é reconhecido por sua atuação na área ambiental. Ele foi empossado no STJ em 2006 e ganhou visibilidade nacional em 2017, ao votar pela cassação da chapa Dilma-Temer. Na época, o ministro também ocupava uma das cadeiras do STJ no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Carreira jurídica consolidada

Luís Felipe Salomão, nascido em Salvador e com trajetória jurídica no Rio de Janeiro, está no STJ desde 2008. Além de assumir a vice-presidência do tribunal, atualmente ele também exerce o cargo de corregedor nacional de Justiça, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Responsabilidades do STJ

O STJ é responsável por julgar questões criminais e civis que não envolvem matérias constitucionais. Com um corpo de 33 ministros, nomeados pelo presidente da República e sabatinados pelo Senado, o tribunal desempenha um papel fundamental no sistema judiciário brasileiro.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok