Operação Raízes do Cedro traz mais de 1.300 passageiros resgatados do Líbano
O sexto voo da Operação Raízes do Cedro, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), pousou hoje (19) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), com 212 passageiros resgatados do Líbano. Desde o início da operação, já foram repatriadas mais de 1.300 pessoas, entre brasileiros e libaneses parentes de brasileiros, que fugiram do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.
Solidariedade em meio ao conflito
Entre os passageiros desembarcados neste sábado, estavam 14 crianças e até um gato. Cerca de três mil pessoas solicitaram assistência para retornar ao Brasil desde que a guerra entre Israel e o Hamas se estendeu para o território libanês no início do mês.
Diversidade entre os resgatados
Até o momento, a Operação Raízes do Cedro já repatriou 1.317 passageiros, sendo 242 crianças, 40 bebês, 138 idosos, 12 gestantes, 101 pessoas com alguma complicação de saúde e 12 pessoas com deficiência, além de 15 animais domésticos.
Prioridades nos embarques
Seguindo um acordo entre o Itamaraty e o governo libanês, as listas de embarque têm priorizado mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Desde o início da operação, em 4 de outubro, a FAB tem realizado voos diários entre o Brasil e o Líbano, com escala para reabastecimento em Lisboa, Portugal.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok