Secom solicita investigação de fake news sobre enchentes

Ministro da Secom pede investigação de influenciadores que disseminam fake news sobre enchentes no RS

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, solicitou nesta terça-feira (7) a abertura de uma investigação sobre influenciadores digitais e contas em redes sociais que estão disseminando informações falsas em relação ao trabalho de resgate de pessoas e à recuperação dos danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Ofício enviado ao ministro Ricardo Lewandowski

No ofício enviado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, Pimenta menciona a existência de “narrativas desinformativas e criminosas” que têm impactado negativamente o enfrentamento da crise social vivenciada pela população gaúcha.

Conteúdos falsos

O documento destaca que os conteúdos disseminados afirmam que o Governo Federal não estaria prestando auxílio à população, que a Força Aérea Brasileira não estaria sendo ágil e que o Exército e a Polícia Rodoviária Federal estariam impedindo o acesso de caminhões de ajuda. Essas falsas afirmações, de acordo com o ministro, afetam diretamente a credibilidade de instituições fundamentais para o gerenciamento de emergências, como Exército, FAB, PRF e ministérios.

Investigação solicitada

Ao listar uma série de postagens que viralizaram nas redes sociais, Paulo Pimenta exemplifica com um vídeo veiculado pelo influenciador Pablo Marçal, no qual são feitas alegações falsas sobre a atuação do poder público em relação aos desastres no estado. Além disso, outras postagens envolvendo figuras públicas e influenciadores são mencionadas no ofício, o qual requer a apuração dos crimes relacionados à disseminação de desinformação.

Indignação e combate às fake news

No Palácio do Planalto, o ministro demonstrou indignação com a propagação de notícias falsas que prejudicam o trabalho de resgate no Rio Grande do Sul. Classificando a situação como uma “guerra” para salvar vidas, Pimenta chamou os propagadores de fake news de traidores e defendeu a punição dos responsáveis por tal desinformação.

Envio de segurança

Além da disseminação de fake news, o ministro também abordou a ocorrência de saques e crimes em abrigos públicos, bem como roubos de embarcações usadas nos resgates. Diante dessa situação, o governo federal deve enviar mais agentes da Força Nacional de Segurança para reforçar o policiamento no estado, atendendo a demanda dos prefeitos.

Fonte: Agência Brasil

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok