
Rompeu-se a segunda comporta em Porto Alegre
Uma segunda comporta de segurança, localizada na zona norte de Porto Alegre, se rompeu no início da tarde desta sexta-feira (3). O portão 14 foi rompido pela força das águas que se acumulam em razão dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul. A informação foi apresentada ao prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em meio a coletiva de imprensa. Após ser comunicado, ele pergunta: “Todo o portão?” e a confirmação vem em seguida.
Localização e impacto
A comporta, localizada embaixo da Avenida Sertório, abre caminho para a Rua Voluntários da Pátria, perto do DC Navegantes. O prefeito afirmou que a região é plana e a água pode avançar pela Sertório adentro. O portão 14 ruiu no final da manhã de hoje, quando tanques do Exército chegavam para reforçar a estrutura.
Evacuação e recomendações
Antes do rompimento, o prefeito havia recomendado o fechamento do comércio até o próximo domingo (5) devido ao iminente alagamento do Centro Histórico e do 4° Distrito de Porto Alegre. Ele solicitou que todo o efetivo da defesa civil fosse deslocado para a região da comporta rompida. Melo também orientou uma “evacuação orientada” das pessoas próximas ao rio Guaíba no 4º Distrito.
Desabrigados e doações
Neste momento, Porto Alegre contabiliza 450 pessoas desabrigadas, com abrigos disponíveis para atender as vítimas das enchentes. O prefeito alertou para não levar doações diretamente aos abrigos, mas sim para a Defesa Civil, que organiza a distribuição de forma adequada.
Estado de calamidade pública
A prefeitura de Porto Alegre decretou estado de calamidade pública, avaliando o desastre como de nível III. O decreto permite a mobilização de recursos e voluntários para a assistência à população e restabelecimento de serviços afetados pelas chuvas que já causaram várias mortes e deixaram pessoas desaparecidas.
Alerta de continuidade das chuvas
A Defesa Civil emitiu um alerta indicando a possibilidade de chuvas extremas continuarem até a segunda-feira (6). Solicitações emergenciais devem ser feitas pelos números 199 ou 193, do Corpo de Bombeiros.
Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok