Resultado da autodeclaração de candidatos no Concurso Unificado.

Ministério da Gestão e Inovação divulga resultados do Concurso Público Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), divulgou nesta quarta-feira (13) os resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada no momento de inscrição por candidatos que concorrem às vagas reservadas para negros e indígenas. Além disso, foi divulgado o resultado das perícias médicas (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararam com deficiência.

Resultados disponíveis

O resultado está disponível no site do concurso.

Recursos

Os candidatos que tiverem situação não caracterizada, de acordo com o parecer preliminar da equipe multiprofissional, poderão entrar com recurso na Fundação Cesgranrio nos dias 13 e 14 de novembro. Os recursos devem ser apresentados no link de Interposição de Recursos, no site do concurso público.

Negros

Os recursos dos candidatos negros aprovados na prova discursiva serão analisados por um comitê recursal designado pela Fundação Cesgranrio. Se pelo menos dois membros do comitê reconhecerem o candidato como negro, o recurso será deferido.

Procedimentos anteriores

Anteriormente, a comissão de heteroidentificação realizou a aferição presencial da autodeclaração prestada pelos candidatos negros, adotando o critério fenotípico. Os dados biométricos dos candidatos foram coletados e submetidos a exame grafológico, com todo o procedimento sendo filmado pela Fundação Cesgranrio.

Indígenas

Os recursos dos candidatos indígenas aprovados na prova discursiva serão analisados por um comitê designado pela Fundação Cesgranrio, composto por três membros distintos. Caso a autodeclaração não seja confirmada, o candidato continua na listagem geral, da ampla concorrência.

Pessoas com deficiência

Após a divulgação do resultado preliminar da avaliação biopsicossocial, os candidatos com deficiência poderão inserir novos documentos que comprovem a deficiência. O parecer da equipe multiprofissional será definitivo para determinar a exclusão ou não do candidato das vagas reservadas.

Ações afirmativas

Dos 2,11 milhões de concorrentes às 6.640 vagas do concurso, 415.496 solicitaram cotas raciais por se declararem negros, 43.926 se declararam pessoas com deficiência e 10.394 afirmaram ser indígenas. A cota racial é garantida desde 2014, reservando 20% das vagas a negros.

Próximas datas

Em 19 de novembro, os candidatos poderão acessar os resultados dos pedidos de revisão das notas de títulos. O resultado final do Enem dos Concursos está previsto para o dia 21 deste mês. Candidatos não classificados poderão constar da lista de espera de todos os cargos selecionados.

Já segue o macuxi nas redes sociais? Acompanhe todas as notícias em nosso Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e também no Tiktok